Archive for Abril 2015

Mini Churros Deliciosos... (Janaína Rueda)


    Feriado, marido e turminha em casa, um dia meio nublado de Outono e uma tarde que se anunciava pedindo por um lanche gostoso e reconfortante... A filhota queria bolinhos de baunilha com cobertura cremosa de chocolate, mas eu queria mais... Quis trazer para os meus queridos ontem um pouquinho das minhas tardes outonais de tempos atrás... Tardes mais frias, mais chuvosas, que nos prendiam em casa, os 3... Banho tomado mais cedo, pijaminhas de flanela, lápis de cor, bloco de desenho e a mãe, na cozinha, sempre preparando uma delícia diferente... Essa lembrança veio forte, daí a escolha dos churros... O sabor dessa delícia, de origem espanhola, misturado à lembrança de uma infância extremamente feliz deu a esse dia um quê de inesquecível!! 
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 250ml de água
  • 220g de farinha de trigo
  • 60g de açúcar
  • 60g de manteiga
  • 3ml de essência de baunilha
  • 3g de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • óleo para fritar, o suficiente
  • açúcar e canela para polvilhar
Acompanhamentos:
  • doce de leite
  • brigadeiro mole

Modo de preparo:
     Ferva a água com o sal, o açúcar e a manteiga. Assim que ferver, abaixe o fogo e junte toda a farinha, mexendo bem até formar uma bola e soltar do fundo da panela. Coloque a massa na batedeira, junte os ovos e a baunilha, bata até a mistura ficar seca, de forma que solte facilmente da colher. Coloque uma porção de massa em um saco de confeiteiro, bico pitanga grande, e modele os churros. Use a tesoura para cortar a massa no tamanho desejado, já sobre o óleo quente. Frite-os até dourar. Retire da frigideira e deixe escorrer bem, pode usar papel toalha, mas eu prefiro uma peneira de metal. Passe-os pela mistura de açúcar e canela e sirva-os quentinhos com o acompanhamento que preferir.
Obs.: Usei doce de leite com nozes e um brigadeiro mole(Fiz com 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga e 1/3 xícara (chá) de leite. Levei tudo ao fogo, deixei ferver, mas sem deixar apertar muito o ponto. Ficou ótimo!)
Obs2.: Fiz mini churros com cerca de 5cm e também uns maiores com 10/12cm, mas a turminha preferiu os menores.

Bolo de Maçã (do livro "Bolos Deliciosos" - Lynn Hill)

     Enquanto tomava uma xícara de café, forte e fumegante, e devorava um pedaço desse bolo, minha cabeça fervilhava em meio a tanto pensamentos... Como sempre faço após terminar de preparar algo a ser postado, me ponho quieta e só, provando e analisando o que preparei, para depois, então, passar para vocês... Mas hoje, foi diferente! Fiquei realmente empolgada e muito feliz com o resultado dessa receita, que preparo pela primeira vez... Aliás, esse livro, "Bolos Deliciosos" da inglesa Lynn Hill, é literalmente delicioso! Há bolos de todos os tipos e gostos... E a ideia que Lynn teve, foi simplesmente, maravilhosa! Ela "fundou" um clube de bolos... As reuniões são feitas em lugares diferentes e só revelados no último instante, não há competições, só são aceitos bolos e assim, amantes da cozinha amadora se reúnem e compartilham suas obras deliciosas... O máximo!
     Voltando ao bolo de maçã, devo dizer que é supimpa! O aroma que tomou conta da casa foi divino... A combinação da baunilha e maçãs foi muito feliz, o sabor é perfeito! A massa, embora não pareça, é muito leve, saborosa... E a maçã verde, deixou aquele azedinho que quebra qualquer possibilidade do bolo ficar super doce, tudo na medida certa! 
     Acabo de receber uma lufada de vento... Nesse momento, só posso olhar para o céu, lindo, de um azul estonteante, e agradecer a Deus por esse dia... A temperatura está muito agradável, na casa dos 24 graus, a luz do dia é incrível e o domingo, muito, muito lindo... Para arrematar a Obra Divina, só fazendo aquilo que sei e assim, acarinhando meus queridos... Façam o bolo e depois me contem!
Ingredientes:
  • 450g de maçãs verdes descascadas e cortadas em fatias finas ( as minhas são grandes, 2 deram o peso pedido)
  • suco de meio limão siciliano
  • 225g de manteiga sem sal, amolecida
  • 280g de açúcar refinado
  • 4 ovos ( usei 5 médios)
  • 340g de farinha de trigo com fermento, peneirada ( usei a farinha sem fermento e juntei 1 colher (sopa) de fermento em pó )
  • 2 colheres ( chá ) de extrato de baunilha
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
Modo de preparo:
     Pré-aqueça  o forno a 190 graus, unte e forre com papel manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro (a minha é de 25cm). Coloque as fatias de maçã em uma tigela rasa e regue com o suco de limão para evitar que escureçam, reserve. Bata a manteiga com o açúcar, à mão ou na batedeira, até obter um creme claro e aerado. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição e junte 1 colher (sopa) de farinha de trigo com o último ovo, para evitar grumos. Acrescente o extrato de baunilha e a farinha de trigo restante, bata rapidamente para incorporar tudo até ficar homogêneo. Despeje metade da massa na forma, espalhe uniformemente e distribua metade das maçãs. Cubra com a massa restante e, por fim, as fatias de maçã. Salpique o açúcar demerara e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora ou até dourar. Faça o teste do palito, se sair limpo, retire do forno. Deixe esfriar ou amornar (fiz assim!) e desinforme. Se quiser, salpique um pouco mais de açúcar demerara, eu usei.
Obs: Usei uma forma de fundo removível, pois facilita na hora de desinformar o bolo.
         Se preferir um toque menos azedinho, use a maçã vermelha.
         Fiz um doce de maçã vermelha com canela e passas para acompanhar, ideia minha.
         A autora sugere chantilly ou creme inglês para acompanhar.

Tecnologia do Blogger.