Archive for Dezembro 2014

Feliz Ano Novo!!! Doce, muito doce...


     Depois de celebrarmos o Natal com quase toda a família reunida, optamos por um Réveillon em casa, somente os cinco... Planejei uma ceia pequena e coerente, sobremesa e algumas delícias para compor a mesa. Adoro estar com todos, são momentos sempre felizes e leves, alegres e descontraídos, mas senti, nesse momento, a necessidade de virar esse ano de uma forma mais intimista e reservada. Quero meditar um pouco, avaliar e reavaliar muitas coisas e, principalmente, estar de forma mais íntima e próxima daqueles que dividem comigo a vida. Meu coração está preenchido de Esperança, Amor, Fé, e desejo de uma vida mais feliz e DOCE. E foi daí que veio a ideia de preparar essa receita tradicional da cultura judaica, feito para desejar que o novo ano seja mais doce. E é assim que me despeço deste ano e me preparo para receber 2015 com muita alegria e vibrações positivas. É com esse bolo, doce, saboroso e leve que desejo a todos vocês, queridos, um Ano Novo muito feliz... Além de todos os desejos de Paz, Amor, Fé, Esperança, Saúde, Alegria, Prosperidade, Fraternidade, Luz e Sabedoria, desejo acima de tudo que 2015 seja Doce para todos vocês!! Um beijo e um abraço bem apertado em todos vocês, com carinho, Katola.

Pão de Mel Judaico (Lia Tulmann)
Ingredientes:
  • 4 ovos (claras separadas das gemas)
  • 200g de açúcar peneirado
  • 1 xícara (chá) de mel (mal cheia)
  • 1/2 xícara (chá) de café forte (usei café solúvel)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de milho
  • 1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 350g de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (chá) de amêndoas e macadâmias picadas na faca
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • farinha de trigo para polvilhar
  • óleo para untar
  • amêndoas e macadâmias para decorar
Modo de preparo:
      Dissolva o bicarbonato no café, reserve. Bata as claras em neve e incorpore o açúcar e gemas, continue batendo até a mistura triplicar de volume. Com a batedeira desligada, junte o mel, o café com bicarbonato, o óleo, a farinha de trigo, a canela e por último, as amêndoas. Misture delicadamente. Unte a forma com manteiga, forre com papel manteiga, também untado. Asse a 180ºC, forno pré aquecido, por 20 minutos. Diminua a temperatura para 150ºC e asse por mais 20 minutos, mais ou menos. Depois de assado, salpique amêndoas picadas e sirva. 

E vem chegando o Natal ...

Desingned by Katola Karambola | Details by Freepik
     Chegando ao grande dia, é quase natal!!! Reservei o dia de hoje para "abrir a janelinha do meu coração" e falar a todos os amigos que por aqui passam. Hoje é um dia que meu coração está totalmente transbordando de alegria e gratidão... O ano começou meio cinzento para mim, o céu anunciava algumas tempestades, estava triste e sem grandes expectativas... Comecei, realmente, 2014 me arrastando! No meio desse turbilhão, resolvi que era hora de botar o Katola Karambola para funcionar, ele estava guardadinho há alguns bons meses... Foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos! Comecei meio tímida, meio insegura, meio apavorada, mas aconteceu!! Quando dei por mim, recebi o primeiro comentário, passei a comentar e hoje, com muita humildade e consciência do quão miudinho é o meu espaço, me vejo capaz de estar fazendo o que faço. Faço por mim, por amor ao ato de cozinhar, sem grandes pretensões. Mas tive ganhos imensos no setor "viagem sem sair do lugar", no "faça amigos sem conhecê-los pessoalmente", aprendo muito, divido e compartilho muito, partilho, recebo muito afeto, incentivo, apoio, elogios e carinho. 
     Então, depois de tudo isso, posso dizer com toda a certeza e segurança que esse foi um ano muito, mas muito especial!!! Que cada um procure ter o coração e o olhar abertos ao novo e que a esperança se coloque definitivamente em seus corações dando a certeza de que SEMPRE há uma luz mais a frente. Que se possa viver um vida mais plena, justa, feliz e livre. Sintam-se todos, muitos queridos, abraçados e recebam meu carinho e gratidão por cada gotinha de incentivo e felicidade que me doaram. Que a paz, amor, luz e esperança adentre seus lares neste Natal e por lá permaneçam por todo 2015. Um beijo a todos, Feliz Natal!!! Katola.

#SEGUNDA NATALINA - Nosso tronco de Natal de nozes e coco


     E chegamos ao final da Segunda Natalina... Foram semanas corridas, mas preenchidas de bons sentimentos, expectativas, partilhas, alegrias, descobertas, novas amizades e muitos ganhos... Todas participaram dando seu melhor, procurando produzir o mais belo, o mais gostoso, o mais perfumado, o mais mimoso... Tantas ideias lindas, criativas, cada uma dando seu toque pessoal e super especial. E assim, com certeza, nosso Natal será diferente! Lembraremos uma das outras, pois haverá em nossas casas e em nossos corações um pedacinho de cada participante. 
     Comecei o projeto com um bolo de Natal da família e encerro, também, com um bolo de minha família. Esse é um queridinho mesmo! Deixei para hoje, pois queria brindar esse momento com algo bem especial. E é com ele que desejo, sinceramente, que todos tenham um final de ano muito feliz e abençoado. Que todos nós possamos viver o verdadeiro sentido do Natal e que todos tenham muita Paz, Luz e Amor nos corações. 
     Fica aqui meu agradecimento à minha querida Michelle, minha primeira seguidora, por seu carinho e confiança e a todas as queridas que dividiram comigo essa delícia que foi a Segunda Natalina. Agora chega de trololó e vamos à receita, que promete!

1ª Massa:
Ingredientes:
  • 6 ovos inteiros 
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 1 pires (chá) de nozes trituradas
Modo de preparo:
     Bata os ovos com açúcar, na batedeira por uns 10/15 minutos, até dobrar de volume e obter um creme branco e leve. Desligue a batedeira e misture, na mão, delicadamente a farinha de rosca e as nozes. Vá colocando aos poucos, as colheradas e misture levemente. Deite a massa em um tabuleiro retangular untado e forrado com papel manteiga untado, leve ao forno pré aquecido a 180ºC para assar. Depois de assado, ainda quente, vire o bolo sobre um pano de prato úmido, cubra com o recheio e enrole como rocambole. Aperte bem as pontas do pano e reserve.
Obs.: A massa de nozes NÃO leva fermento em pó.

2ª Massa:
Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 pitada de sal
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de água
Modo de preparo:
     Bata bem os ovos e o açúcar e a pitada de sal, na batedeira, até dobrar de volume e obter um creme fofo e branquinho. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo, o fermento e a água aos poucos e vá misturando delicadamente com a colher de pau, na mão. A seguir, deite a massa em um tabuleiro retangular untado e forrado com papel manteiga untado e leve ao forno pré aquecido para assar. Depois de pronto, vire o bolo sobre o pano de prato úmido e se prepare para montar seu tronco. 

Recheio (para cada bolo):
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de coco ralado (usei o grosso)
  • 4 colheres (sopa) de nozes moídas
Modo de preparo:
    Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. Assim que começar a ferver, desligue e empregue imediatamente sobre o bolo. O recheio deve ficar molinho, senão fica difícil espalhar. 
Obs.: O recheio tem que ser feito 2 vezes e empregado quente, assim como a massa dos rocamboles, são desinformadas e recheadas também quentes.

Cobertura (Ganache):
Ingredientes: 
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 1 barra de chocolate meio amargo (180g)
Modo de preparo:
     Coloque o creme de leite na panela e assim que começar a formar bolinhas para ferver, desligue o fogo e junte o chocolate picado. Dê uma mexida para o creme cobrir todo o chocolate e quando começar a amolecer, misture com uma espátula até obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar e utilize.

Montagem:
     O tronco deve ser montado assim que a segunda massa for assada. Com a massa branca já pronta sobre o pano de prato, coloque o recheio e espalhe. Desenrole o rocambole de nozes do pano de prato e coloque-o sobre a massa branca, na ponta. Com cuidado, vá enrolando a massa branca, envolvendo o rocambole de nozes e assim formando um rocambole só. Deixe enrolado no pano de prato até esfriar. A seguir, tire-o do pano de prato, coloque o rocambole em superfície lisa e corte suas pontas para acertar, sendo que, em uma delas dê um corte na diagonal. A seguir, corte um pedaço de mais ou menos 10/15 cm e dê o formato de tronco. Cubra com o ganache e decore a gosto. 
Sugestão de decoração: Nozes, fio de ovos, cerejas, morangos etc.

#SEGUNDA NATALINA - Creme de castanhas portuguesas

     Castanhas portuguesas, aqui está o meu sabor de natal ! Temos tantos pratos e ingredientes tradicionais, mas minha referência desse dia tão especial são essas castanhas...Adoro comê-las apenas cozidas ou assadas, mas também em diversas outras preparações, sejam doces ou salgados. Para acompanhar assados, castanhas soutè ou um delicioso purê, arroz com castanhas amêndoas laminadas e passas, delicia! pulando para o lado doce, bolo de castanhas(supimpa!), pudim, montblanc e porquê não um delicioso creme de castanhas ? É esse que vos apresento hoje, pois! Sirva geladinho acompanhando sorvete ou bolo ou, simplesmente ele puro em uma tacinha... é docinho e viciante! então, deixei vocês com água na boca? Vamos para a receita.
 Ingredientes
  • 1 Kg de castanhas portuguesas
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 fava de baunilha,cortada ao meio no sentido do comprimento
  • 4 xícara (chá) de agua
  • 1 colher (chá) de sementes de erva doce
Modo de preparo
     Coloque as castanhas (corte a tampinha da base das castanhas com a faca antes de cozinhá-las) numa panela de pressão, cubra com água, junte a erva doce, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos após começar a apitar. A seguir retire da pressão, escorra, deixe esfriar um pouquinho e descasque as castanhas. Reserve. À parte, numa panela de fundo grosso, coloque o açúcar e deixe derreter até obter uma calda lisa e der cor de caramelo. Junte, então, a água, as sementes da baunilha e a fava. Deixe derreter os torrões de caramelo até que a calda fique uniforme e bonita. Acrescente as castanhas e deixe cozinhando na calda por uns 10 minutos, só para apurar um pouquinho calda e as castanhas ficarem ´´moreninhas``. A seguir, retire a fava e uma xícara das castanhas da calda e reserve. Bata as castanhas restantes junto com a calda no processador até obter um creme bem liso. Volte esse creme à panela, junte as castanhas reservadas e deixe no fogo por mais uns 5 a 10 minutos. Após, deixe esfriar coloque em uma bela compoteira e leve a geladeira até a hora de servir. Experimentem e se deixem seduzir por mais esse pecado delicioso...
Obs:Costumo ter castanhas para utilizar durante todo o ano,congelo cruas e também já cozidas. As que usei hoje, estavam cozidas e congeladas desde abril deste ano. Portanto fiz a calda e dei seguimento à receita, e ficou uma delícia!
Ps.: Queridos, só para avisar ficarei uns dias fora. Darei uns bordejos por Minas Gerais, mas volto logo logo. Beijin.

#SEGUNDA NATALINA - Brownie com chocolate branco (Rita Lobo)

    A receita de hoje não faz parte do cardápio natalino, ok, mas há aqueles que não são apaixonados por todos as gostosuras típicas da data, então, vai como um mimo a este público. Ah, mas podemos dar a ela uma carinha natalina, claro. A receita é bem rápida , bastante saborosa e fácil de trabalhar. Hoje estou usando pedacinhos de chocolate branco (preferência dos meus filhotes), mas podem ser usadas nozes, castanhas picadas, amêndoas, enfim, o que gostar. (Eu adoro com macadâmias). A decoração não está lá das mais perfeitas, mas o intuito era realmente passar a receita e as possibilidades. Usei chocolate branco tingido com anilina em gel. Mãos na massa, coloquem a criatividade para funcionar e surpreendam os queridos com essa delícia... 
Ingredientes:
  • 200 g de manteiga
  • 170 g de chocolate meio amargo
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 170 g de chocolate branco
Modo de Preparo:
     Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.) Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva como quiser (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.). Após isso, se quiser, corte e deixe a imaginação falar mais alto.

Tecnologia do Blogger.