Archive for Janeiro 2015

Mini Quiches de Frango e Queijo


     Essas delícias estiveram presentes na postagem do Charlote de Chocolate, lembram? Fiquei de passar a receita, pois algumas amigas suspiraram por elas e cumpro agora a promessa feita.
     Faço questão de frisar a maravilha que é essa massa, receita muito antiga e desenvolvida por minha mãe. A quantidade de ingredientes é realmente exata e garante uma massa perfeita. O recheio, fica a gosto, usem a imaginação e suas preferências, mantendo a base feita de creme de leite e ovos.
     Podemos, ainda, usar essa massa para preparar empadas, empadão, barquetes ou tortas. Não vão perder, vão?
Ingredientes:
Massa:
  • 300g de manteiga ou margarina (uso sempre a manteiga) gelada
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 gemas
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite 
Recheio:
  • 1 lata de creme de leite com o soro
  • 3 ovos inteiros 
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 xícara de queijo em cubinhos ou ralado grosso (usei o meia cura)
  • 3 colheres (sopa) de cream cheese 
  • tomilho fresco a gosto
  • pimenta do reino a gosto (usei um mix de pimentas)
  • sal, se preciso

Modo de preparo:
     Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e a manteiga. Vá misturando com os dedos até obter uma farofa grossa e perceber que a manteiga vai amolecendo. Junte as gemas e o azeite e misture com as mãos até formar uma bola. Não precisa trabalhar a massa, basta juntar bem os ingredientes até formar a bola homogênea. Deixe a massa na geladeira, dentro de um saco plástico, por algumas horas. 
Enquanto isso, faça o recheio, dê uma leve batida nos ovos, na mão, só para misturar bem. Junte o creme de leite e o cream cheese e mexa para ficar bem homogêneo. Acrescente os cubinhos de queijo e folhinhas de tomilho, tempere com a pimenta moída e acerte o sal. A seguir, forre as 
forminhas de mini quiches com a massa, recheie e leve ao forno (200ºC) até ficarem assadas e douradas. Deixe esfriar um pouquinho, desinforme e salpique flor de sal( opcional). Sirva a seguir e se delicie!
Obs:A base do recheio é sempre 1 lata de creme de leite e 3 ovos, você pode substituir o frango  pelo que gostar. Sugestão: bacalhau , peito de peru, outros queijos, kani, lombo canadense, presunto,queijo brie com damascos,etc. As quiches podem ser congeladas, cruas ou assadas.
       Fiz uma água aromatizada para aliviar o calor, fica muito refrescante e é muito saborosa. Fiz assim:
    Água mineral, com ou sem gás
    Cubos de gelo
     Rodelas de limão siciliano
     Folhinhas de hortelã
     Coloque tudo numa jarra, mexa e sirva. Delícia!!!!!

Mini Pudim de Limão Siciliano (Ana Paula Pontes)


     Entramos a 2ª semana de Janeiro, vivendo momentos de angústia, preocupação e medo. Nossa cachorrinha Tati ficou muito doente, passou por uma cirurgia de emergência e momentos difíceis... Graças a Deus, depois de 1 semana internada, ela está de volta! Nesse meio tempo, tudo parou por aqui e agora começo a colocar as coisas em ordem... Como senti falta desse cantinho e das amigas!!
     E é aproveitando o calor que está fazendo e o desejo de ter a calma restabelecida que fiz esses pudinzinhos. Trouxe o amarelo do limão siciliano mentalizando luz e energia dentro de minha cozinha, esperando que se espalhe por toda a casa. E pudim, quem não gosta? Nessa receita, o limão confere um leve ar cítrico a esse queridinho de muitos e o deixa ainda mais saboroso. Desejo, então, que todos estejam bem e aos poucos vou visitando meus queridos e seus blogs... Um lindo e doce final de domingo a todos...
Ingredientes:
Pudim:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 e 1/2 lata de leite
  • 2 limões sicilianos
  • 3 ovos grandes (gemas peneiradas)
Calda:
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
     Descasque um limão siciliano e meio (reserve a metade restante para decorar), numa panela, coloque o leite e as cascas do limão e leve ao fogo até ferver. Desligue e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, faça a calda, levando o açúcar misturando com a água ao forno brando até formar uma calda dourada. Coloque 1 colher (sopa) de calda em cada forminha de pudim. Gire a forma para que a calda forre o fundo e as laterais uniformemente. Reserve.
     Em um bowl, coloque o leite condensado, os ovos e o leite coado, use o mixer para homogeneizar a mistura. Encha a forminha com a mistura, cubra com papel alumínio cada forminha e leve ao forno a 180ºC, em banho-maria para assar por, mais ou menos, uma hora e meia. Deixe esfriar depois de assado e leve à geladeira. Sirva gelado, decorando com as zestes da metade do limão siciliano. 
Rendimento: 11 forminhas
DICA: Para desinformar o pudim basta aquecer o fundo da forminha na boca do fogão por uns dez segundos, após isso, passe a faca pela borda do pudim e vire-o no prato de servir.
Obs.: Retire a película das gemas e passe-as pela peneira para evitar o cheiro de ovo no pudim; Se preferir, use uma forma de pudim original.

Tecnologia do Blogger.