
Neste sábado, depois da correria, da ida ao supermercado e de pôr as coisas em ordem, precisava de algo que me fizesse voltar à calma. E nada melhor do que preparar uma bela massa! Respeitar o tempo até que o fermento comece a agir e atinja o ponto certo para preparar um pão ou uma pizza acalma a qualquer um e depois, quando vem os suspiros e elogios, é só felicidade.
Fiz a massa do Jamie Oliver, pois é simplesmente maravilhosa, é versátil e ótima para trabalhar. Nesse dia fiz quatro pizzas grandes e ainda sobrou massa para uma fornada de enroladinho de salsicha. A turminha adorou!!!
Com as pizzas fiz duas de calabresa, uma de peito de peru defumado com catupiry e uma margherita, ficou difícil escolher a melhor! Vamos a receita, né?
Massa:
- 1 Kg de farinha de trigo (para a massa, pode ser preciso um pouco mais para enfarinhar a superfície de trabalho)
- 1 colher (sopa) rasa de sal marinho refinado
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Cerca de 650 mL de água morna (a água não pode estar muito quentes, pois mata o fermento)
Modo de preparo:
Em uma superfície limpa faça um monte com a farinha e o sal, abra uma cavidade de 18 cm no centro.Junte o fermento e o açúcar à água morna, misture com um garfo, deixe descansar por alguns minutos e depois despeje na cavidade. Utilizando um garfo e um movimento circular, traga lentamente para o centro a farinha da borda da cavidade e misture com o líquido, ficará parecido com um mingau grosso. Continue a misturar, levando toda a farinha para o centro, quando a massa estiver unida e ficar muito dura para misturar com o garfo, utilize as mãos para molda-la com batidinhas leves até formar uma bola. Sove a massa por mais ou menos dez minutos até que ela fique lisa, elástica e macia. Polvilhe a superfície de sua massa com farinha e cubra-a com filme plástico até dobrar de volume. A seguir, divida a massa em bolas de acordo com a quantidade e o tamanho das pizzas que vão ser preparadas. Jamie Oliver sugere dividir a massa em seis porções e geralmente, sigo essa dica. De 15 a 30 minutos antes de preparar a pizza é bom que a massa seja aberta. Na hora de preparar a pizza, ligue o forno para pré aquecer à temperatura de 250ºC. Nessa etapa coloque as massas nas formas, cubra com o molho de tomate de tua preferência e coloque a cobertura escolhida, asse por sete a dez minutos até que a pizza fique dourada e crocante. Mas atenção, o forno tem de estar bem quente no momento de assar as redondas.
Olhem só como ficaram as pizzas, é de dar água na boca!!!
Para provar a versatilidade dessa massa, ainda fiz uns enrolidinhos de salsicha. É bem simples, basta cortar a massa em tiras largas e usa-las para enrolar as salsichas aferventadas. O tamanho do pãozinho varia com o gosto da pessoa, eu preferi usar um terço de salsicha para cada pão. Depois de enrolados pincele cada um com ovo batido e para dar uma bossa salpique gergelim.
Kátia,
Seja muito bem vinda ao blog , obrigada pelo carinho.
Adorei suas receitas e essa da pizza achei bem fácil, vou provar com certeza.
Deu água na boca. Besitos e uma ótima semana
Michelle,adorei sua visita! Quanto ao seu blog, foi realmente um achado e suas ideias sao otimas, parabens. Como voce deve ter reparado, estou com meu blog no comecinho ainda,entao me sinto meio como um bebe dando seus primeiros passinhos. Mas pode estar certa de que estou adorando tudo e receber seu comentario,que so visualizei ontem,foi um presente. Digo presente,de verdade,pois foi justamente no dia do meu aniversario,entao,muitissimo obrigada!!! Beijinhos e ate breve, Katia
Pizza é sempre um bom prato e programa! Adoro! Com qualquer recheio! bjs, chica e lindo fds!