Neste sábado, depois da correria, da ida ao supermercado e de pôr as coisas em ordem, precisava de algo que me fizesse voltar à calma. E nada melhor do que preparar uma bela massa! Respeitar o tempo até que o fermento comece a agir e atinja o ponto certo para preparar um pão ou uma pizza acalma a qualquer um e depois, quando vem os suspiros e elogios, é só felicidade. 
Fiz a massa do Jamie Oliver, pois é simplesmente maravilhosa, é versátil e ótima para trabalhar. Nesse dia fiz quatro pizzas grandes e ainda sobrou massa para uma fornada de enroladinho de salsicha. A turminha adorou!!!
Com as pizzas fiz duas de calabresa, uma de peito de peru defumado com catupiry e uma margherita, ficou difícil escolher a melhor! Vamos a receita, né?

Massa: 

  • 1 Kg de farinha de trigo (para a massa, pode ser preciso um pouco mais para enfarinhar a superfície de trabalho)
  • 1 colher (sopa) rasa de sal marinho refinado
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Cerca de 650 mL de água morna (a água não pode estar muito quentes, pois mata o fermento)

Modo de preparo:
Em uma superfície limpa faça um monte com a farinha e o sal, abra uma cavidade de 18 cm no centro.Junte o fermento e o açúcar à água morna, misture com um garfo, deixe descansar por alguns minutos e depois despeje na cavidade. Utilizando um garfo e um movimento circular, traga lentamente para o centro a farinha da borda da cavidade e misture com o líquido, ficará parecido com um mingau grosso. Continue a misturar, levando toda a farinha para o centro, quando a massa estiver unida e ficar muito dura para misturar com o garfo, utilize as mãos para molda-la com batidinhas leves até formar uma bola. Sove a massa por mais ou menos dez minutos até que ela fique lisa, elástica e macia. Polvilhe a superfície de sua massa com farinha e cubra-a com filme plástico até dobrar de volume. A seguir, divida a massa em bolas de acordo com a quantidade e o tamanho das pizzas que vão ser preparadas. Jamie Oliver sugere dividir a massa em seis porções e geralmente, sigo essa dica. De 15 a 30 minutos antes de preparar a pizza é bom que a massa seja aberta. Na hora de preparar a pizza, ligue o forno para pré aquecer à temperatura de 250ºC. Nessa etapa coloque as massas nas formas, cubra com o molho de tomate de tua preferência e coloque a cobertura escolhida, asse por sete a dez minutos até que a pizza fique dourada e crocante. Mas atenção, o forno tem de estar bem quente no momento de assar as redondas. 

Olhem só como ficaram as pizzas, é de dar água na boca!!!


Para provar a versatilidade dessa massa, ainda fiz uns enrolidinhos de salsicha. É bem simples, basta cortar a massa em tiras largas e usa-las para enrolar as salsichas aferventadas. O tamanho do pãozinho varia com o gosto da pessoa, eu preferi usar um terço de salsicha para cada pão. Depois de enrolados pincele cada um com ovo batido e para dar uma bossa salpique gergelim.