Neste último domingo de inverno, o dia se mostra mais de acordo com a estação. Chove, a temperatura está mais baixa e o cinza do céu se faz contrastar com o colorido de algumas flores que já enfeitam meu pequeno canteiro, ansiando a chegada da primavera. As hortênsias, orquídeas, azaleias e exórias estão lindas, os pássaros se põem agitados, parecem felizes e eu, me coloco na cozinha pensando mais uma vez em acarinhar meus queridos com algo bem gostoso. Em função da temperatura mais amena, optei por assar umas costelas suínas ao molho barbecue. Para acompanhar, batatas assadas com azeite, alecrim, alho e flor de sal. Fiz também um delicioso couscous marroquino que eu adoro. Para a sobremesa preparei um delicioso creme catalão, receite do Claude Troigros, que ficou espetacular. Todos adoraram e eu, fiquei feliz como sempre. Deixo a receita do creme, vale super a pena.
 Ingredientes:
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de creme de leite
  • 2 anises estrelado
  • 1 fava de baunilha (abra ao meio, retire as sementes e coloque tudo na panela)
  • 2 cravos da índia
  • 1 pau de canela
  • 4 gemas
  • 120 g de açúcar
  • 8 g farinha de trigo (1 colher de sopa cheia)
  • zestes (raspas) de laranja
  • açúcar para polvilhar
Obs.: Para essa receita o uso do maçarico culinário é, realmente, indispensável. Pois, só com ele se consegue o resultado esperado para a camada caramelizada e crocante do creme.

Modo de preparo: 
     Numa panela de fundo grosso, leve ao fogo para ferver o leite, o creme de leite e as especiarias. À parte, com o fouet, bata as gemas junto com o açúcar até ficar claro e fofo. A seguir, acrescente a farinha de trigo e as zestes de laranja e misture, até ficar homogêneo. Retire a mistura de creme de leite do fogo, após dar uma rápida fervura, e a peneire sobre a mistura de gemas e açúcar, misture bem e volte a panela ao fogo baixo, mexendo por dois a três minutos, até dar uma leve engrossada. A seguir, coloque o creme em ramequins e leve ao forno pré aquecido a 180ºc por cinco a seis minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira. Na hora de servir, polvilhe açúcar sobre o creme e o queime com o maçarico. Ponha outra camada de açúcar e volte a queimar com o maçarico até caramelizar e sirva a seguir.
Obs.: A receita rendeu 6 ramequins cheios, mas minha filha disse que seria melhor se a camada de creme fosse mais baixa, rendendo assim, mais ramequins. Fica então, a critério de vocês. O importante é fazer a receita, pois ela é imperdível. 
Recadinho às amigas: Queridas, sei que estive um pouco ausente, e isto se deve ao fato do computador da filhota ter dado um piripaque (ficamos arrasadas), mas como ela é danada mesmo, o problema foi resolvido e estou de volta animadíssima e com algumas novidades. Quero muito agradecer pelos comentários carinhosos, as visitas constantes e o incentivo que venho recebendo de vocês. Um beijo grande, Kátia.