Passei minha infância bisbilhotando minha avó na cozinha do sítio, adorava! Quando chegava as datas festivas, o burburinho tomava conta do ambiente e a cozinha, que era grande, ficava cheia com todas as filhas (seis), nora, netas e quem mais chegasse... E era o Natal, o maior e mais importante, entre todas essas comemorações. Aprendi muito e hoje procuro fazer o meu melhor, no sentido de manter viva essa tradição tão importante dos queridos que já se foram. Faço questão de manter algumas receitas tal como eram confeccionadas na época e algumas vou simplificando, sem, no entanto, comprometer a qualidade do produto final. É o caso das rabanadas, que me deixavam tonta de ver todo o processo que passavam até ficarem prontas... Hoje adoto a receita de minha mãe, que já é feita na família há mais de 30 anos... E como recordar é viver, antes de ir para a receita, gostaria de mostrar uma foto que amo... As mulheres da família juntas num dia de festa!
Bom, agora podemos ir à receita, certo? Posso garantir que as rabanadas ficam deliciosas.

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite de vaca (uso a lata de leite condensado como medida para o leite)
  • 3 ovos grandes ou 4 pequenos
  • açúcar e canela em pó para polvilhar as rabanadas
  • óleo para frita-las 
Modo de preparo:
     Bata, no liquidificador, o leite, leite condensado e os ovos como se fosse um pudim de leite. Coloque a mistura batida numa vasilha grande e passe as fatias de pão nela, deixando que fique bem molhadinha, sem, no entanto, desfazer. Acame as fatias passadas nas misturas em uma assadeira grande, e depois frite-as no óleo quente. Não fique mexendo nas rabanadas enquanto fritam, pois podem ser furadas e encharcarem de óleo. Assim que estiverem douradas, retire o óleo e coloque-as para escorrer em papel toalha. A seguir, passe-as na mistura de açúcar com canela. 
Obs1.: As rabanadas podem também ser assadas no forno. Coloque-as em tabuleiro untado lado a lado e leve para assar, assim que a parte do fundo estiver douradinha, vire-as delicadamente e deixe a outra parte também dourar. Depois de assadas, passe-as pelo açúcar e canela. Eu, particularmente, as prefiro fritas, mas é pura gordice! 
Obs2.: Querendo, pode-se saborizar a mistura de leite, usando 1 fava de baunilha ou gotinhas de sua essência, ou um pouquinho de vinho do porto, mas prefiro sem nada!
 
Bom, esse foi mais um post para a segunda natalina, aproveitem para espiar o blog dessas queridas abaixo: 
 Michelle, do blog Decoração e Invenção, com Guirlandas de Feltro
Claudia , do blog Claudiaroma , com Velas em casca de noz - DIY
Bruxa, do Blog Poções de Arte, com Castiçais
Lilian, do blog Casa Reformulada, com Anjinho - DIY
Patrícia, do blog Arte Encantos, com Decoração de Natal com Cd´s
Sol, do blog Solzinha Artes, com Bolas de Natal  
Jussara, do blog Caminhando na Arte, com Coração Tilda Natalino
Arlete, do blog Dedicartes Atelie, com Guirlandas 
Roselia, do blog Espiritual Mimo, com Decoração de Natal
Nadja, do blog Cacareco´s, com Janelão Natalino