Estão nessa receita dois ingredientes que adoro, as ameixas secas e o vinho do Porto. E as duas juntas resultam nesse confit delicioso, perfeito para compor a mesa de chá ou café. Mas nada impede que se coma essa delícia quando apetecer, inclusive acompanhando um assado ou carnes defumadas...
     A receita está no livro Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo e é imperdível, assim como o livro, recheado de deliciosos pães e outras receitas maravilhosas.
     Aproveitei que tinha a tarde livre e resolvi, também, fazer um pão para compor o lanche da tarde... O escolhido foi um pão integral, cheio de grãos e castanhas, ficou muito bom !!! A casa logo ficou perfumada e os elogios fizeram valer cada sovada... Passo a receita do pão logo, logo!
     Ah, só mais uma consideração, na receita do confit não leva açúcar, mas senti que fez falta e acrescentei  um pouco do açúcar demerara (meia xícara das de chá). Para mim ficou perfeito, mas fiquem à vontade para seguir a receita original ou adicionar o açúcar como fiz...
Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de ameixas secas sem caroço
  • 1/2 xícara (chá) de vinho do Porto
  • 2 xícaras ( chá) de água 
  • 1 unidade de canela em rama
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ( opção minha)
Modo de  preparo:
     Corte as ameixas ao meio, coloque numa panela e junte a água, o vinho do Porto e a canela em rama. A seguir, leve ao fogo médio e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. 
     Com uns 30 minutos de cozimento, já quase pronto, provei e decidi, então, juntar o açúcar demerara. Após adicionar o açúcar, mexi novamente e deixei por mais uns 5 minutos no fogo, não completando assim, os 40 minutos estipulados na receita. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque em pote esterilizado. Conserve na geladeira. O autor cita a durabilidade do confit, grande, mas duvida que você o deixe na geladeira por muito tempo... E eu tenho que concordar com ele, pois é deliciosamente viciante... Ah, mais uma coisa, vai muito bem com um queijinho!