Castanhas portuguesas, aqui está o meu sabor de natal ! Temos tantos pratos e ingredientes tradicionais, mas minha referência desse dia tão especial são essas castanhas...Adoro comê-las apenas cozidas ou assadas, mas também em diversas outras preparações, sejam doces ou salgados. Para acompanhar assados, castanhas soutè ou um delicioso purê, arroz com castanhas amêndoas laminadas e passas, delicia! pulando para o lado doce, bolo de castanhas(supimpa!), pudim, montblanc e porquê não um delicioso creme de castanhas ? É esse que vos apresento hoje, pois! Sirva geladinho acompanhando sorvete ou bolo ou, simplesmente ele puro em uma tacinha... é docinho e viciante! então, deixei vocês com água na boca? Vamos para a receita.
 Ingredientes
  • 1 Kg de castanhas portuguesas
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 fava de baunilha,cortada ao meio no sentido do comprimento
  • 4 xícara (chá) de agua
  • 1 colher (chá) de sementes de erva doce
Modo de preparo
     Coloque as castanhas (corte a tampinha da base das castanhas com a faca antes de cozinhá-las) numa panela de pressão, cubra com água, junte a erva doce, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos após começar a apitar. A seguir retire da pressão, escorra, deixe esfriar um pouquinho e descasque as castanhas. Reserve. À parte, numa panela de fundo grosso, coloque o açúcar e deixe derreter até obter uma calda lisa e der cor de caramelo. Junte, então, a água, as sementes da baunilha e a fava. Deixe derreter os torrões de caramelo até que a calda fique uniforme e bonita. Acrescente as castanhas e deixe cozinhando na calda por uns 10 minutos, só para apurar um pouquinho calda e as castanhas ficarem ´´moreninhas``. A seguir, retire a fava e uma xícara das castanhas da calda e reserve. Bata as castanhas restantes junto com a calda no processador até obter um creme bem liso. Volte esse creme à panela, junte as castanhas reservadas e deixe no fogo por mais uns 5 a 10 minutos. Após, deixe esfriar coloque em uma bela compoteira e leve a geladeira até a hora de servir. Experimentem e se deixem seduzir por mais esse pecado delicioso...
Obs:Costumo ter castanhas para utilizar durante todo o ano,congelo cruas e também já cozidas. As que usei hoje, estavam cozidas e congeladas desde abril deste ano. Portanto fiz a calda e dei seguimento à receita, e ficou uma delícia!
Ps.: Queridos, só para avisar ficarei uns dias fora. Darei uns bordejos por Minas Gerais, mas volto logo logo. Beijin.