E chegamos ao final da Segunda Natalina... Foram semanas corridas, mas preenchidas de bons sentimentos, expectativas, partilhas, alegrias, descobertas, novas amizades e muitos ganhos... Todas participaram dando seu melhor, procurando produzir o mais belo, o mais gostoso, o mais perfumado, o mais mimoso... Tantas ideias lindas, criativas, cada uma dando seu toque pessoal e super especial. E assim, com certeza, nosso Natal será diferente! Lembraremos uma das outras, pois haverá em nossas casas e em nossos corações um pedacinho de cada participante. 
     Comecei o projeto com um bolo de Natal da família e encerro, também, com um bolo de minha família. Esse é um queridinho mesmo! Deixei para hoje, pois queria brindar esse momento com algo bem especial. E é com ele que desejo, sinceramente, que todos tenham um final de ano muito feliz e abençoado. Que todos nós possamos viver o verdadeiro sentido do Natal e que todos tenham muita Paz, Luz e Amor nos corações. 
     Fica aqui meu agradecimento à minha querida Michelle, minha primeira seguidora, por seu carinho e confiança e a todas as queridas que dividiram comigo essa delícia que foi a Segunda Natalina. Agora chega de trololó e vamos à receita, que promete!

1ª Massa:
Ingredientes:
  • 6 ovos inteiros 
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 1 pires (chá) de nozes trituradas
Modo de preparo:
     Bata os ovos com açúcar, na batedeira por uns 10/15 minutos, até dobrar de volume e obter um creme branco e leve. Desligue a batedeira e misture, na mão, delicadamente a farinha de rosca e as nozes. Vá colocando aos poucos, as colheradas e misture levemente. Deite a massa em um tabuleiro retangular untado e forrado com papel manteiga untado, leve ao forno pré aquecido a 180ºC para assar. Depois de assado, ainda quente, vire o bolo sobre um pano de prato úmido, cubra com o recheio e enrole como rocambole. Aperte bem as pontas do pano e reserve.
Obs.: A massa de nozes NÃO leva fermento em pó.

2ª Massa:
Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 pitada de sal
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de água
Modo de preparo:
     Bata bem os ovos e o açúcar e a pitada de sal, na batedeira, até dobrar de volume e obter um creme fofo e branquinho. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo, o fermento e a água aos poucos e vá misturando delicadamente com a colher de pau, na mão. A seguir, deite a massa em um tabuleiro retangular untado e forrado com papel manteiga untado e leve ao forno pré aquecido para assar. Depois de pronto, vire o bolo sobre o pano de prato úmido e se prepare para montar seu tronco. 

Recheio (para cada bolo):
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de coco ralado (usei o grosso)
  • 4 colheres (sopa) de nozes moídas
Modo de preparo:
    Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. Assim que começar a ferver, desligue e empregue imediatamente sobre o bolo. O recheio deve ficar molinho, senão fica difícil espalhar. 
Obs.: O recheio tem que ser feito 2 vezes e empregado quente, assim como a massa dos rocamboles, são desinformadas e recheadas também quentes.

Cobertura (Ganache):
Ingredientes: 
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 1 barra de chocolate meio amargo (180g)
Modo de preparo:
     Coloque o creme de leite na panela e assim que começar a formar bolinhas para ferver, desligue o fogo e junte o chocolate picado. Dê uma mexida para o creme cobrir todo o chocolate e quando começar a amolecer, misture com uma espátula até obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar e utilize.

Montagem:
     O tronco deve ser montado assim que a segunda massa for assada. Com a massa branca já pronta sobre o pano de prato, coloque o recheio e espalhe. Desenrole o rocambole de nozes do pano de prato e coloque-o sobre a massa branca, na ponta. Com cuidado, vá enrolando a massa branca, envolvendo o rocambole de nozes e assim formando um rocambole só. Deixe enrolado no pano de prato até esfriar. A seguir, tire-o do pano de prato, coloque o rocambole em superfície lisa e corte suas pontas para acertar, sendo que, em uma delas dê um corte na diagonal. A seguir, corte um pedaço de mais ou menos 10/15 cm e dê o formato de tronco. Cubra com o ganache e decore a gosto. 
Sugestão de decoração: Nozes, fio de ovos, cerejas, morangos etc.