Estamos vivendo a época do ano que mais amo! O natal está se aproximando e, como dizia minha avó, "agora são favas contadas". Por aqui já fazemos planos, a pensar na ceia, decoração, presentes... As crianças estão eufóricas e eu, mais ainda! E para deixar esse momento mais especial, recebi o convite ou a "intimação" da minha querida Michelle do decoração e invenção, para participar da SEGUNDA NATALINA (clica aqui e confira. Participem também!), fiquei toda boba e aceitei logo! Obrigada querida pela lembrança e confiança.
     Para a receita de hoje vou lá no fundo do baú da família para buscar o que há de melhor para partilhar com todos vocês. Esse bolo tem presença cativa no natal, mas durante o resto do ano, está sempre alegrando nossas mesas de café ou chá. Então com ele inicio minha participação nesse processo, desejando desde já um natal muito abençoado e divertido a todos!!!!
Ingredientes:
Massa:
  • 200g de manteiga ou margarina, em temperatura ambiente
  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 250ml de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • frutas secas picadas a gosto
  • farinha de trigo para enfarinhar
  • manteiga para untar
Cobertura (Fondant):
  • 500g de açúcar de confeiteiro 
  • 1/4 de xícara (chá) de leite (mais ou menos)
Modo de preparo:
Massa: Bata as claras em neve e reserve na geladeira. A seguir, na batedeira, bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme claro, fofo e homogêneo. Desligue e junte a farinha de trigo e o leite, volte a bater rapidamente apenas para agregar a farinha. Adicione o fermento e a canela e misture até ficar homogêneo. Por fim, acrescente as claras, misturando delicadamente com um fouet e reserve. À parte, corte as frutas secas, quebre as nozes e as envolva com um pouco de farinha de trigo. Passe então as frutas enfarinhadas pela peneira para retirar o excesso de farinha e junte a massa, misturando delicadamente. Deite a massa na forma de sua preferência, untada e enfarinhada, e leve ao forno pré aquecido a 180º para assar por 40, 45 minutos. Depois de assado e desinformado cubra com a cobertura e decore a gosto.
Cobertura: Misture os ingredientes e leve ao fogo em banho maria até dissolver, mexendo sempre. Utilize imediatamente, senão volta a solidificar.
Obs1.: Frutas que usei na massa: Passas pretas e brancas, tâmaras, figos turcos, nozes, ameixas pretas, damascos e cranberries. Na decoração usei: Laranjas kinkan em calda (escorridas), amêndoas laminadas e torradas e ameixa preta seca.
Obs2.: A massa rendeu um bolo na forma de bolo inglês grande e uns 15 bolinhos pequenos.
PRESENTES:
 
 Essa é mais uma delicia que também costumo presentear para o natal, faço uma embalagem bonita usando caixas, saquinhos e mais o que a imaginação mandar.
 

E não deixem de olhar mais essas maravilhosas ideias ... 
Michelle, do blog Decoração e Invenção, com Estrelas perfumadas
Cláudia , do blog Claudia Roma, com Guirlandas aromatizadas
Gélia, do blog Eu que fiz....ou quase isso , com Enfeite Natalino - DIY
Patrícia, do blog Fuxicando Idéias, com Cantinho de Natal na Gaiola
Jussara, do blog Caminhando na Arte, com Enfeite de Natal de cd
Patrícia , do blog Arte Encantos, com Decoração de Natal