Enquanto tomava uma xícara de café, forte e fumegante, e devorava um pedaço desse bolo, minha cabeça fervilhava em meio a tanto pensamentos... Como sempre faço após terminar de preparar algo a ser postado, me ponho quieta e só, provando e analisando o que preparei, para depois, então, passar para vocês... Mas hoje, foi diferente! Fiquei realmente empolgada e muito feliz com o resultado dessa receita, que preparo pela primeira vez... Aliás, esse livro, "Bolos Deliciosos" da inglesa Lynn Hill, é literalmente delicioso! Há bolos de todos os tipos e gostos... E a ideia que Lynn teve, foi simplesmente, maravilhosa! Ela "fundou" um clube de bolos... As reuniões são feitas em lugares diferentes e só revelados no último instante, não há competições, só são aceitos bolos e assim, amantes da cozinha amadora se reúnem e compartilham suas obras deliciosas... O máximo!
     Voltando ao bolo de maçã, devo dizer que é supimpa! O aroma que tomou conta da casa foi divino... A combinação da baunilha e maçãs foi muito feliz, o sabor é perfeito! A massa, embora não pareça, é muito leve, saborosa... E a maçã verde, deixou aquele azedinho que quebra qualquer possibilidade do bolo ficar super doce, tudo na medida certa! 
     Acabo de receber uma lufada de vento... Nesse momento, só posso olhar para o céu, lindo, de um azul estonteante, e agradecer a Deus por esse dia... A temperatura está muito agradável, na casa dos 24 graus, a luz do dia é incrível e o domingo, muito, muito lindo... Para arrematar a Obra Divina, só fazendo aquilo que sei e assim, acarinhando meus queridos... Façam o bolo e depois me contem!
Ingredientes:
  • 450g de maçãs verdes descascadas e cortadas em fatias finas ( as minhas são grandes, 2 deram o peso pedido)
  • suco de meio limão siciliano
  • 225g de manteiga sem sal, amolecida
  • 280g de açúcar refinado
  • 4 ovos ( usei 5 médios)
  • 340g de farinha de trigo com fermento, peneirada ( usei a farinha sem fermento e juntei 1 colher (sopa) de fermento em pó )
  • 2 colheres ( chá ) de extrato de baunilha
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
Modo de preparo:
     Pré-aqueça  o forno a 190 graus, unte e forre com papel manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro (a minha é de 25cm). Coloque as fatias de maçã em uma tigela rasa e regue com o suco de limão para evitar que escureçam, reserve. Bata a manteiga com o açúcar, à mão ou na batedeira, até obter um creme claro e aerado. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição e junte 1 colher (sopa) de farinha de trigo com o último ovo, para evitar grumos. Acrescente o extrato de baunilha e a farinha de trigo restante, bata rapidamente para incorporar tudo até ficar homogêneo. Despeje metade da massa na forma, espalhe uniformemente e distribua metade das maçãs. Cubra com a massa restante e, por fim, as fatias de maçã. Salpique o açúcar demerara e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora ou até dourar. Faça o teste do palito, se sair limpo, retire do forno. Deixe esfriar ou amornar (fiz assim!) e desinforme. Se quiser, salpique um pouco mais de açúcar demerara, eu usei.
Obs: Usei uma forma de fundo removível, pois facilita na hora de desinformar o bolo.
         Se preferir um toque menos azedinho, use a maçã vermelha.
         Fiz um doce de maçã vermelha com canela e passas para acompanhar, ideia minha.
         A autora sugere chantilly ou creme inglês para acompanhar.